Os quilos a mais adquiridos no período de festas de final de ano, nos fazem repetir uma das resoluções mais comuns de Ano Novo: perder peso.
Mas, ao contrário do que muita gente imagina, não é necessário sofrer muito (só um pouco...) para perder peso. A melhor solução é a velha “dobradinha”: exercícios aeróbicos e alimentação de baixa caloria.
E na alimentação, é possível consumir uma alimentação saudável e prazeirosa. Vou passar abaixo algumas dicas (a maioria delas óbvias e repetitivas):
1 – Reduzir o consumo de refrigerantes, frituras e doces. Somente com esta atitude você já terá uma drástica redução no seu consumo de calorias.
2– Comer moderadamente. Se você comer com calma, mastigando diversas vezes, seu cérebro terá tempo de mandar a “mensagem” de saciedade ao seu estômago, e você vai acabar comendo menos. Além disso você transforma a refeição em um momento “zen” do seu dia.
3– Introduzir o hábito de consumir mais verduras e legumes. Hoje você pode encontrar uma grande variedade de vegetais de boa qualidade em Fortaleza. Gosto muito de comprá-los no Mercadinho Japonês ou no Mercadinho São Luiz da Av. Santana Júnior, e preparar uma boa salada. Minha sugestão é um mix de folhas (alface americana, alface crespa, agrião e rúcula), junto com mini tomates e brócolis rama (cozido rapidamente no vapor para ficar “al dente”), temperado com sal (moderadamente), aceto balsâmico e um bom azeite. Uma alternativa para o molho pode ser uma mistura emulsionada de mostarda Dijon, mel, azeite e um pouco de sal.
4 – Utilizar carnes magras no preparo de suas refeições. Tomar muito cuidado com o frango, pois sua pele contem muita gordura. O melhor corte é o filé de peito.
5 – Comer muito peixe, que é a melhor fonte de proteínas. Mas dê preferência aos grelhados no azeite, com um leve tempero de sal, alho e ervas. E para acompanhar você pode refogar legumes com o mesmo tempero. Você terá uma refeição bem ao estilo mediterrâneo.
7 – Outra forma saudável e saborosa de consumir peixes é através do sushi. E para que o sushi seja saudável é necessário seguir algumas regras:
-Evitar os hots.
-Dar preferência aos sushis mais “magros”: niguiris (bolinhos de arroz com fatia de peixe cru) e aos hossomakis (enrolados de arroz e alga, recheados com peixe cru).
-Utilizar o molho shoyu moderadamente. Assim além de você consumir menos sódio, vai poder sentir o verdadeiro sabor do sushi.
Como você pode perceber, não é tão difícil fazer esta “dieta”. Mas não seja tão severo consigo mesmo. Permita-se a reservar um dia da semana para quebrar a suas regras, e comer o que você quiser. Mas não se surpreenda se por acaso você já não queira mais ter, espontaneamente, este dia de quebra...