A história do vinho Soho está entrelaçada, como os ramos da videira, com a história de nosso restaurante Soho:
-Agosto de 2008 - Fátima Mendonça, irmã de meu sócio e amigo João Mendonça, cumpre a primeira etapa do programa Winemakers (o primeiro da América Latina), realizado na Escola do Vinho de Bento Gonçalves, de propriedade da Miolo Wine Group. Nesta primeira etapa, 23 enófilos de todo o Brasil, realizaram a poda seca dos parreirais, que nesta época estão em estado de hibernação. Neste mesmo período, começava a ser desenhado o projeto Soho Fortaleza.
Fátima Mendonça fazendo a poda seca.
-Novembro de 2008 - O grupo de enófilos retorna a Bento Gonçalves para realizar mais uma etapa importante para a elaboração do vinho: a poda verde. Esta etapa é essencial, pois após o período de hibernação, a videira gera muitos galhos, e para a produção de uvas de qualidade é necessario selecionar os galhos mais fortes, e eliminar os mais fracos. Nesta época estavam sendo iniciadas as obras do restaurante Soho.
Winemakers fazendo a poda verde.
-Março de 2009 - Fátima vai novamente a Bento Gonçalves para participar da vindima, o minucioso trabalho da colheita (que deve ser feita no momento certo), a seleção da uvas e sua prensagem, e a adição das leveduras que são responsáveis pela mágica tranformação do suco de uva em vinho. E março de 2009 foi o mês da inauguração do Soho (incrível coincidência!!!).
Fátima colhendo cuidadosamente os preciosos frutos da videira.
-Julho de 2009 - Mais uma etapa importante do Winemakers: o corte do vinho. E para conduzir esta etapa, veio da França um dos melhores e mais respeitados enólogos do mundo: Michel Rolland. Segundo Fátima, esta etapa foi a mais emocionante, pois foi um privilégio ter como mestre Michel Rolland, que é um verdadeiro mago alquimista. E o Soho enfrentava o desafio de sua primeira alta temporada. Um sucesso!
Michel Rolland e Adriano Miolo coordenando o trabalho de corte do vinho.
-Janeiro de 2010 - Última etapa do Winemakers: o engarrafamento e a rotulagem do vinho. E para completar a série de coincidencias (casuais ou esotéricas...) o vinho recebeu o rótulo Soho. Mas este foi apenas o início da história de um vinho que vai alcançar a sua plenitude aos 8 a 10 anos. E o restaurante Soho, prestes a completar 1 ano, já tem a certeza de que veio para ficar, e que assim como a história de seu vinho, a sua vida estava apenas começando...
O vinho recebendo o rótulo Soho
O enólogo Adriano Miolo e sua esposa degustando o vinho Soho.
FICHA TÉCNICA DO VINHO SOHO
Safra: 2009
Variedades: Merlot e Cabernet Sauvignon
Produtor: Miolo Wine Group
Winemaker: Fátima Mendonça
Maturação: 6 meses em barricas novas de carvalho francês.
Teor alcoólico: 13,5% vol.
Temperatura de serviço: 16 a 18 graus Centigrados
DEPOIMENTO DA WINEMAKER FÁTIMA MENDONÇA
-"Depois desta imersão no fascinante processo de gestação do vinho Soho, hoje tenho um prazer muito maior em degustar um bom vinho, pois sei de todo o trabalho, todo o cuidado, toda a tecnologia, e todo o carinho necessários para transformar os frutos da videira no sumo sagrado contido em meu cálice..."
ONDE ENCONTRAR
O vinho Soho será lançado brevemente (em abril de 2011) no restaurante Soho Fortaleza. Será um grande prazer a degustação de cada gole desta história...
Nenhum comentário:
Postar um comentário