quinta-feira, 23 de junho de 2011

BANQUETE DOS CHEFS EM FORTALEZA

Tive o prazer de degustar o Banquete dos Chefs organizado pelos chefs Lucio Figueiredo (Vojnilô), Eduardo Sisi (Moana) e Charles Alexandrini (Vila Alexandrini). A chef convidada foi a querida Marie Anne Bahuer que veio especialmente de Recife, onde está morando agora, para o evento. O Banquete foi realizado no Restaurante Vojnilô, no dia 21.06.2011. Estava tudo delicioso! Parabéns aos chefs pela iniciativa e pela qualidade! O banquete teve o mesmo nível dos banquetes realizados por chefs "importados". Fortaleza já tem um time de chefs muito competente, e é exemplar este trabalho cooperativo. Ganha a nossa cidade!

Ceviche Vognilô - Lagosta fresca com cubos de manga e tomate cereja.
(Harmonizado com Pisco Sour)
Camarão Tropical - Camarão, queijo coalho, purê de batata baroa sobre molho de kiwi.
(Harmonizado com Champagne Moet Chandon)

Torre de Salmão - Salmão e haddock defumado ao creme de morangos perfumados.
(Harmonizado com Terrazas Reserva Torrontés)

Paella Vognilô - Arroz espanhol com frutos do mar e pimentões ao perfume de açafrão.
(Harmonizado com Terrazas Reserva Chardonnay)

Trou Normand - Sorbet de pêra com Vodka Absolut.

Costelinha Confit - Costelinha suína confitada com risoto de queijo de cabra.
(Harmonizado com Terrazas Reserva Malbec)

Filet Simphonia - Filet mignon de cordeiro com gnochi de mandioquinha ao molho 2 queijos e azeite trufado.
(Harmonizado com Terrazas Reserva Cabernet Sauvignon)

Folhado de Framboesas - Massa folhada ao creme de framboesas frescas.
(Harmonizado com Colheita Tardia Errazuriz)

Chefs Lúcio Figueiredo, Eduardo Sisi, Marie Anne e Charles Allexandrini.







terça-feira, 21 de junho de 2011

TOUR GASTRONÔMICO JAPONÊS EM MIAMI

Já fazia algum tempo que eu e meu sócio João Mendonça estávamos pensando em ir a Miami para visitar os melhores restaurantes japoneses, para buscar novidades para oferecer aos nossos clientes. Eu, na verdade, não esperava encontrar muita coisa diferente, pois ainda tinha na memória a imagem da Miami de 15 anos atrás (um reduto latino “pasteurizado”). Mas a visita acabou sendo uma grata surpresa, tanto pela cidade que se transformou em uma bela e moderna metrópole, tanto pela qualidade e pela ousadia dos melhores restaurantes japoneses. Foram 4 dias de imersão total na cultura gastronômica japonesa de Miami, em que visitamos mais de 10 restaurantes. Vou descrever adiante a minha impressão sobre os 3 melhores.
ZUMA – Este restaurante faz parte de uma rede internacional que tem restaurantes em Londres, Istambul, Hong Kong, Dubai e Miami. A cozinha é japonesa contemporânea, muito bem  executada, em uma ambientação ousada e contemporânea. Além do tradicional sushi-bar, há o robata-grill, de onde saem os melhores pratos da casa. O resultado é fantástico! Em Miami o restaurante fica localizado no Epic Hotel (270 Biscayne Boulevard Way). Para mim o Zuma é o melhor restaurante japonês de Miami.

                                                    Na entrada do Zuma

                                          Com a equipe do "sushi counter" do Zuma

                                          Com a equipe do "robata grill" do Zuma

Delicioso carpaccio do Kobe com trufas

NOBU – Nobu Matsuhisa é um sushiman japonês, que depois de aprender o ofício no Japão, veio se aventurar no Peru e na Argentina. Este período na América do Sul foi muito importante para a criação do” Nobu style”. Sua meteórica ascensão se iniciou quando ele abriu um restaurante japonês em Los Angeles, que caiu nas graças do mundo artístico de Hollywood. Foi quando se tornou amigo de Robert de Niro, que acabou se tornando sócio de seus restaurantes. Hoje ele é proprietário de mais de 25 restaurantes, espalhados pelas maiores metrópoles do mundo. Nobu é um ícone da moderna gastronomia japonesa. Me senti privilegiado de poder trocar algumas idéias com o chef sushiman Kaoru Chang, e observar o seu refinado trabalho de montagem dos pratos de sushi. O Nobu Restaurant de Miami fica no Shore Club (1901 Collins Avenue, Miami Beach).
                                                    Chef sushiman Kaoru Chang do Nobu Miami

                                          Eu e o chef Kaoru Chang
MATSURI – Este restaurante é um dos mais antigos e é o melhor restaurante tradicional japonês de Miami. A qualidade de seu sushi é excelente. A casa é lotada tanto no almoço, como no jantar. Só não gostei dos sushis contemporâneos da casa. O Matsuri fica em Coral Gables (5759 Bird Road).

domingo, 12 de junho de 2011

Zuma - o melhor restaurante japones de Miami

Zuma é uma rede de restaurantes japoneses que está em Londres, Hong Kong, Istambul, Dubai e Miami. Estive na semana passada no Zuma de Miami, e tive o privilégio de apreciar sua maravilhosa gastronomia contemporânea japonesa. A ambientação do restaurante, que está localizado no Hotel Epic (Biscayne Boulevard Way 270 - Downtown ) e ultra contemporânea. Além do bar (onde estão expostas as garrafas de sakê) e do tradicional sushi counter (balcão de sushi), a ambientação destaca o robata counter ( um show cooking, de onde saem grelhados japoneses divinos). Foi uma grande experiencia e um grande aprendizado.

                                                    Na entrada do Zuma



                                         Robata Counter


                                          Com a equipe de sushimen


                                         Com a equipe de robata

                                
                                          Prato de sashimi

                                         Robata de bacalhau fresco