O salmão é um peixe da família Salmonidae, que também inclui as trutas. Seu habitat natural são os rios e mares do norte da Europa, e ele tem um ciclo de vida muito complexo e peculiar: o salmão nasce nas nascentes dos rios de água corrente, límpida e fria, onde vive por aproximadamente 2 anos em sua fase juvenil, e depois migra para o mar. No mar esse peixe vive sua fase adulta nas águas frígidas e ricas em alimentos (pequenos peixes e crustáceos) do Golfo do Alasca. Quando atinge a sua maturidade sexual, o salmão inicia a sua longa e árdua viagem de volta, enfrentando muitos obstáculos (contra a corrente) e predadores, para o mesmo leito do rio aonde nasceu para se reproduzir, e na maior parte dos casos, também para morrer, pois exausto, dificilmente consegue retornar ao mar.
O salmão é um peixe muito apreciado na alimentação humana. Além de altamente protéico, o salmão é carregado em ômega 3, que é uma gordura altamente benéfica ao nosso organismo pois tem uma ação preventiva em nosso organismo para evitar doenças cardiovasculares e inflamatórias.
Mas até a algumas décadas atrás o salmão era uma rara iguaria, e só era acessível a poucos privilegiados. Hoje devido a técnicas de criação (complexas, pois tem que simular o ciclo de vida deste peixe), o salmão está bem mais acessível em nossas mesas. O salmão consumido no Brasil vem dos criatórios do Chile, que hoje tem no salmão um de seus principais produtos de exportação (mais de um bilhão de dólares por ano). Devido à explosão do consumo de comida japonesa, o consumo desse peixe vem aumentando exponencialmente aqui em Fortaleza; a textura e o sabor do salmão no sushi e no sashimi são divinos. Mas o salmão é um peixe muito versátil na cozinha, e pode ser preparado de diversas outras maneiras: grelhado, semi grelhado, frito, cozido, assado, defumado, e o clássico da Escandinávia gravlaks (marinado com sal, açúcar, pimenta e endro).
Temaki de salmão
Sashimi New Style Salmão
Nenhum comentário:
Postar um comentário