Este é o momento propício para lutarmos pela valorização dos elementos gastronômicos do nosso querido estado do Ceará. Os olhos do mundo, que estão ávidos pela descoberta de novos elementos, estão voltados para a América do Sul. O Peru soube tirar proveito dessas tendências, e hoje está colhendo os bons frutos do árduo trabalho de valorização gastronômica regional, que vem sendo feito amais de uma década: o fluxo de turistas que vai ao Peru, em busca de suas experiências gastronômicas vem crescendo a taxas surpreendentes (é mais do que o triplo da média mundial).
O chef Alex Atala de São Paulo, também está colhendo os frutos de seu trabalho: seu Restaurante D.O.M subiu para a sétima posição no ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo, publicado pela revista inglesa Restaurant. Atala inovou, praticando uma alta gastronomia, utilizando elementos da cozinha amazônica, principalmente a paraense.
Aqui em Fortaleza, o momento é de muita reflexão e de trabalho, no sentido de buscar uma identidade forte para a nossa gastronomia. O festival Prazeres da Mesa ao Vivo que foi realizado entre os dias 2 e 4 de agosto de 2011 teve como tema “Mar, Serra e Sertão: as Raízes da Cozinha Cearense”. Tudo o que aconteceu neste festival vai ser publicado em uma das próximas edições da Revista Prazeres da Mesa, que hoje é a revista gastronômica de maior circulação no Brasil. Tenho certeza de que o saldo mais positivo desse evento foi a clara percepção de que hoje existem muitas frentes de trabalho em nosso estado, que estão buscando essa valorização regional. Para citar alguns exemplos, temos as pesquisas que estão sendo realizadas pelo Departamento de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará; os trabalhos de pesquisa e capacitação feitos pelo Senac; o trabalho de cada chef de cozinha de nosso estado, que independente de sua especialidade, hoje tem os olhos voltados para a utilização e valorização dos insumos locais. Eu tenho certeza de que meus parceiros Fernando Barroso e Bernard Twardy, compartilham comigo de um grande otimismo quanto aos nossos objetivos, pois estamos realizando uma pesquisa sobre nove insumos da gastronomia cearense, e levantando com o apoio de especialistas, as nossas propostas para melhoria da cadeia produtiva dos mesmos, além de contribuir para dar um “upgrade” na utilização desse insumos em cada uma de nossas especialidades gastronômicas. Avante Ceará!
Nenhum comentário:
Postar um comentário