terça-feira, 21 de setembro de 2010

OS DELICIOSOS COGUMELOS SHIMEJI

    
           Os fungos já foram classificados como seres do reino vegetal. Alguns cientistas os classificavam como animais. Hoje eles são classificados em um reino à parte – o reino Fungi.
           Eles fazem parte da alimentação humana deste o princípio da história. Estão presentes no fermento do pão, na levedura da cerveja, na fermentação dos vinhos, na fabricação dos queijos e na feitura dos temperos básicos da gastronomia japonesa: o shoyu, o missô e o sakê. Há também um tipo de fungo que é muito apreciado a milênios: os cogumelos comestíveis (mas não saia caçando cogumelos por aí, pois uma boa parte deles não é comestível).
            E entre os cogumelos comestíveis que estão contribuindo para a difusão deste ingrediente na gastronomia brasileira estão os deliciosos cogumelos shimeji (pegando carona na popularização da cozinha japonesa). Seu nome científico é Pleorotus Ssp; seu sabor é delicado e é altamente nutritivo. Sua composição é de 90% de água, e os 10% restante é composto  de fibras, carboidratos, proteínas, lisina e vitamina B1; tem baixíssimo teor de lipídios. Estudos atuais estão comprovando a eficácia deste alimento no combate ao câncer e ao colesterol.
            Para nós amantes da boa gastronomia, além dos atributos nutricionais e gustativos, uma grande qualidade deste alimento é a sua versatilidade. Você pode utilizá-los  para fazer refogados, sopas e risotos, preparar molhos para carnes e massas, usar como topping ou recheio de salgados diversos.
            Um de meus pratos preferidos, utilizando este ingrediente é a lula recheada com shimeji, cuja receita passo abaixo.

                                 LULA RECHEADA COM SHIMEJI

Ingredientes:
-1 bandeja (200 gr) de shimeji
-20 gr de manteiga sem sal
-20 ml de shoyu
-20 ml de sakê
-1 pitada de ajinomoto
-1 lula grande de boa qualidade
-molho teriyaki (redução de 1 litro de shoyu, 1 litro de sakê e 1 kg de açúcar)
-cebolinha picada

Modo de fazer:
-Desfiar o shimeji
-Derreter a manteiga e saltear o shimeji, temperando com o shoyu, o sakê e o ajinomoto
-Limpar e lavar a lula
-Rechear a lula com o shimeji salteado
-Fechar a “boca” do tubo da lula com palito
-Grelhar a lula recheada na chapa
-Fatiar com uma faca bem afiada
-Finalizar com molho teriyaki e cebolinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário