sexta-feira, 24 de setembro de 2010

RESTAURANTES DA TOSCANA

     Para começar, não se sinta na obrigação de seguir todo o ritual de uma refeição italiana: Antipasto, Primo Piatto, Secondo Piatto & Contorno e Dessert. Você pode pular etapas, ou até mesmo compartilhar alguma delas. O importante é sempre você comer de acordo com a sua necessidade.  
     Indicar bons restaurantes na Toscana não é uma tarefa fácil, pois as opções são muitas, tanto na quantidade, quanto na qualidade.
     Vou indicar, inicialmente, os restaurantes que me foram indicados e  que freqüentei pessoalmente:

  1. Enoteca Tognoni – Bolgheri
      O pequeno vilarejo fica dentro de um antigo castelo de mais de 800 anos, pertencente desde sua origem à família Gheradesca, que hoje está na trigésima geração. O restaurante é simplesmente charmoso: prateleiras de vinhos pelas paredes, um balcão ao fundo, uma mesa enorme compondo o pequeno salão com mesas menores espalhadas aleatoriamente. Estávamos em 3 famílias (12 pessoas), e a grande mesa nos aguardava pois o “wine maker” da vinícola Castelo de Bolgheri tinha feito a reserva para nós antecipadamente. Sentamos e a garçonete nos disse que não havia cardápio. De entrada ela nos trouxe o Antipasti Diversi (uma variedade de frios, queijos, bruschetas, crostinis, antepasto de legumes e pães). Escolhemos na prateleiras o vinho Castelo de Bolgheri (ótimo custo-benefício). Já estávamos quase fartos quando ela nos trouxe o prato principal: “Papardelle con Ragú de Cinghiale” (macarrão achatado e largo com ragú de javali – prato típico da região). Estava tudo divino! E o preço deste banquete foi de 110 euros por família (4 pessoas).

                                       Papardelle con Ragu de Cinghiale



  1. Il Latini – Firenze
      Localizada numa das ruas estreitas nas proximidades da Galleria degli Uffizi, esta típica cantina italiana é um local perfeito para uma deliciosa “confuzione” italiana: os presuntos pendurados no teto, a proximidade das mesas, as garrafas de Chianti na mesa (você paga mais ou menos o que você toma, e as minhas taças nem foram cobradas), a comida deliciosa e o preço justo (65 euros o casal). Quando você menos espera, já está conversando e brindando com a mesa vizinha. Salute!!!

                                          A agradável informalidade do Il Latini


  1. La Dolce Vita – Montepulciano
      A parte central de Montepulciano fica no interior de um imenso castelo no cume de uma montanha que tem uma vista privilegiada. Dos portões do castelo até o cume há uma longa rua, íngreme e charmosíssima, com lojas, enotecas e cantinas. Pedimos uma indicação a uma moradora local e ela nos indicou o La Dolce Vita (no cume da cidade). A entrada do restaurante é uma moderna loja de vinhos, e o salão é numa “cave” com a decoração rústica e original do castelo. A música ambiente de alta qualidade é moderníssima (jazz e lounge) e a comida é deliciosa: receitas tradicionais toscanas com um bom toque contemporâneo. Para acompanhar, apesar de estarmos em Montepulciano (cidade rival de Montalcino), tomamos um Brunelo de Montalcino Biondi Santi 2004 (estupendo!). E o preço desta experiência maravilhosa foi de 100 euros por casal. Valeu! Obrigado aos amigos que nos acompanharam nessa experiência. Saudades dos amigos  de Fortaleza da Confraria La Dolce Vita
(uma “dolce” coincidência).

                                          Brindando um Brunello no La Dolce Vita




  1. Trattoria della Fonte – Montefiridolfi
      Esta tratoria é o restaurante do hotel Fonte de Médici que fica no alto de uma colina em Montefiridolfi. As mesas estão na varanda, e as melhores estão na parte externa sob imensos umbrelones. A vista da paisagem toscana é maravilhosa: bosques, vinhedos, olivais e cipestres italianos. E se você estiver jantando numa noite de verão, pode ver o espetáculo do por do sol que ocorre às 21:00 hs. A comida é simples e deliciosa, com um preço justo.

                                      Vista privilegiada do Trattoria della Fonte
 
 
                                          Simplesmente delicioso Ravioli Burro e Salvia do Trattoria




  1. Osteria Passignano – Tavarnelle
      Este restaurante estrelado ( 1 estrela Michelin) fica ao lado da Badia Passignano (castelo de 1600 anos que hoje pertence à família Antinori). A localização é maravilhosa. A entrada do restaurante é uma simpática loja de vinhos, e o salão tem uma beleza clássica. A comida é simples (comida toscana com sutis pinceladas de contemporaneidade), e a execução é primorosa. O jantar foi uma sequencia completa: Flan de Pecorino com Redução de Balsâmico, Ravióli de “Pappa al Pomodoro”(espesso molho de tomate) com Pesto (molho de pinholes, azeite, alho e manjericão), Galeto ao Limão Siciliano e Batatinhas Crocantes e de sobremesa uma Torta de Chocolate Fundido (uma versão do “petit-gateau”) com Sopa de Morango. Para acompanhar foi servida uma degustação de vinhos Antinori, servido pessoalmente pelo somelier, que estava empolgado com nosso interesse pelos vinhos, o que acabou nos contagiando. O ponto alto da degustação foi um Solaia 2004.
       O serviço foi fantástico. Poucos garçons para o restaurante lotado, e nas 2 vezes que derrubei os talheres (culpa dos vinhos) a reposição foi imediata. Merecidas estrelas Michelin, e valeu o alto preço (150 euros por pessoa).

                                       Salão principal do Osteria Passignano



6          Ristoro L’Antica Scuderia
        Este restaurante também fica ao lado da Badia Passignanano (belo castelo de 1600 anos). Na entrada do restaurante há uma charmosa enoteca, onde você pode comprar vinhos; havia uma raridade na prateleira: umas garrafas empoeiradas de Sassicaia 88 a 500 euros (resistimos à tentação de tomar esta preciosa raridade). O salão interno tem uma ambientação discreta. Mas o local mais badalado do restaurante (pois estamos em pleno verão europeu) é a sua área externa, que tem mesas embaixo de coberturas e alguns “umbrelones”, e no meio desta área, há uma grelha, devidamente lacrada com uma estrutura de vidro com uma coifa. Desta grelha saem os deliciosas “Tagliatas di Manzo” (filé bovino grelhado) e a imperdível “Bistecca alla Fiorentina” (deliciosa bisteca de 1,5 kg, grelhada ao ponto) que é suficiente para 2 ou 3 pessoas. Antes dos grelhados comemos os “primi piatti” que são, como de costume, massas artesanais maravilhosas. Outro "primo piatto" que fez sucesso em nosso grupo doi o Ossi Buchi della Scuderia. Tomamos um Sassicaia 2007 (muito bom a 150 euros), sonhando com a safra 88.

                                      Ossi Buchi della Scuderia
 
 
                                                    Que delicioso prêmio de consolação: Sassicaia 2007
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário