terça-feira, 2 de novembro de 2010

VIDEIRAS, PÁSSAROS, GALETOS E POLENTA

     Gosto muito de pesquisar a origem de pratos, e esta achei muito interessante.
A viticultura é um processo muito complexo que depende de muitos fatores para determinar o seu sucesso ou insucesso. O primeiro fator é o “terroir” que abrange o tipo de solo, clima e relevo, além dos fatores humanos da produção. Outro fator é a incessante luta contra pragas e predadores, que inclui doenças causadas por fungos e bactérias, e o ataque de insetos e pássaros. Mas ao longo dos séculos e milênios técnicas naturais foram incorporadas para proteção dos vinhedos. Roseiras são cultivadas nos vinhedos pois são mais sensíveis às doenças, dando o alerta para o viticultor proteger as videiras. Figueiras também cumprem a mesma função, além de seus frutos serem mais atraentes ao pássaros. Laranjeiras também tem os frutos entre os preferidos dos pássaros.
     Os pássaros, desta forma, acabaram entrando para o cardápio dos imigrantes italianos, que descobriram um ótimo acompanhamento para a sua apreciada polenta.
Apesar de ter sido considerada comida de pobre no início do século XX na Itália, os imigrantes adotaram a polenta devido à facilidade de cultivo do milho no Brasil.
     Depois, por razões ecológicas, os pássaros foram substituídos pelos galetos (pequenos frangos abatidos com 1 mês de vida).
     Hoje o galeto acabou se tornando um tipo de refeição típico das Serras Gaúchas: de entrada a sopa de capeletti e depois o galeto assado na brasa acompanhado de polenta frita, salada de radicce (um tipo de almeirão de fácil cultivo) com bacon, e no final, são servidas as massas italianas. Simples e delicioso!




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário