Robatas são os espetinhos japoneses, originalmente grelhados em braseiros de carvão. Este prato surgiu a séculos atrás nos barcos dos pescadores japoneses, que em alto mar grelhavam o peixe, espetado em palitos de madeira.
Hoje as robatas são assadas em grelhas especiais (robateiras). Nestes equipamentos japoneses, o calor é gerado por queima de gás que aquece umas “telhas” feitas de um material cerâmico (que é um segredo industrial). O calor irradiado pelas telhas é muito forte e uniforme, que permite a obtenção de grelhados divinos (tostados por fora e úmidos por dentro). É a tecnologia japonesa a serviço da tradição.
As robatas são feitas de carnes, peixes, frutos do mar e legumes. Podem ser acompanhadas de molhos; os mais tradicionais são os molhos teriyaki (redução de shoyu c/ sakê) ou sumissô (molho agridoce de pasta de soja missô).
Este prato é muito popular no Japão, onde existem restaurantes que só servem robatas. No Brasil a robata vem conquistando muitos apreciadores, pois vai muito bem com uma cervejinha gelada.
O Soho trouxe este prato para Fortaleza, e o número de clientes aficcionados vem crescendo. É uma ótima opção para o Happy Hour, ou para o almoço, ou para o jantar...
Mini robatas servidas no Happy Hour do Soho
Robata de Cebola (divinamente deliciosa!)
Robata de Salmão (crocante e suculenta!)
Robata de Acelga com Bacon (muito boa!)
Prato com diversas Robatas (uma refeição saudável e deliciosa!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário